Eu e as Orquídeas Silvestres

Actualização: O livro está publicado e disponível.
Visite o website orchids.armandofrazao.com

Devo andar a fotografar orquídeas silvestres na Arrábida há perto de 20 anos. Primeiro incentivado pelas caminhadas de um amigo, depois pelo gosto pela fotografia dos detalhes e da natureza.
A actividade foi-se tornando mais regular (durante a época da floração pelo menos) e mais sistemática até, há uns 5 ou 6 anos, surgir a ideia de um livro sobre estas plantas, talvez de fotografia, talvez mais do que fotografia.

Não demorou muito tempo até perceber que iria ser muito mais do que fotografia – embora a fotografia fosse a base e a grande atracção estética do livro – e fui esboçando os primeiros layouts e objectivos.

No início de 2017 passei por uma alteração drástica de vida, iniciada por uma mudança profissional não menos drástica. Fiquei com muito mais tempo disponível para avançar com este projecto.

Ao longo de 3 anos, foram centenas de saídas de campo, muitos milhares de fotografias e, noutro aspecto até então pouco desenvolvido, dezenas, se não também centenas de artigos lidos, muito estudo e muita investigação, procura de contactos e ajudas diversas e a sistematização de toda a informação recolhida em campo, a grande maioria por mim, mas também alguma gentilmente cedida por outras pessoas.
E, ainda outro aspecto, a parte gráfica de design, da capa e do interior, e a paginação.
Foram 3 anos de aprendizagem extremamente intensiva em todas as áreas ligadas à criação de um livro deste tipo.

O trabalho estruturou-se num livro fortemente baseado em imagem que vai desde as fotos de página inteira às imagens de fundo branco que se intrometem com o texto, passando pelo gráficos, barras e icons representativos de muita da informação recolhida. A imagem é a porta de entrada a convidar o interesse do leitor.
Para além da parte do guia de campo, há uma parte inicial bastante desenvolvida de enquadramentos e descrições dos vários aspectos da biologia das orquídeas silvestres e não apenas das orquídeas da Arrábida.
É também um livro bilingue (Português e Inglês) porque na Arrábida já existe um significativo turismo da natureza, parte dele de origem exterior a Portugal.

Ao mesmo tempo fui procurando opções de publicação e potenciais parcerias e, quando o livro já estava numa fase quase fechada, a opção de publicação apareceu e as parcerias também.
O resultado foram mais meses de negociação e, como consequência, o livro deu um salto enorme em termos de qualidade, em termos de “acreditação” científica, em termos de importância por se ir integrar num projecto mais amplo e, espero, em termos de divulgação e alcance.

Tudo acertado, está agora na fase final da edição. Com tudo revisto, espero que a publicação possa finalmente acontecer em Outubro.
Espero também que seja um livro que vá encantar o leitor e trazer uma ajuda ao conhecimento das orquídeas e das boas práticas ambientais para com as plantas e o resto da natureza.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.